quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Relatório do FMI - Suplementos ao salário

No relatório encomendado pelo Governo ao FMI com sugestões para a refundação do estado social vem um conjunto vasto de cortes em praticamente todos os ministérios. Apesar de achar que este relatório não tem a minha perspectiva social, ele baseia-se em factos para determinar onde é que se deve gastar.

Sendo assim, farei posts para apresentar estes factos sobre Portugal e vou deixar a comunicação social debruçar-se sobre as sugestões concretas.

Suplementos ao salário

A compensação por horas extraordinária, subsídios de deslocação, etc fazem parte dos suplementos pagos aos vários trabalhadores do estado. Na figura seguinte pode-se analisar em que profissões é que as compensações são mais ou menos significativas.


Comparando com outros países da Europa, verifica-se que os suplementos pagos em Portugal na função pública são superiores. É um facto que parece existir alguns abusos e por isso é que sou da opinião que se devia aumentar os salários e cortar bastante nos suplementos.


Nos médicos as compensações são quase ridículas em comparação com outros países e demonstra pela 50043ª vez que esta classe profissional é altamente protegida.


Sem comentários:

Enviar um comentário