terça-feira, 21 de agosto de 2012

Combustíveis, porque sois assim para mim?

Se há coisa que me irrita é chegar a sexta-feira e lá está a bela da notícia por toda a imprensa a tentar adivinhar se os combustíveis vão subir ou vão descer. Eu aposto que eles estão mortinhos para que suba, para poderem ir enviando os repórteres para os postos de abastecimento e entrevistar toda a santa alma que lá passa. É incrível!

Anyway, acho sempre piada às causas que estão por detrás das subidas do petróleo, nomeadamente 4.

A primeira é a fantástica "tensão no médio oriente". Esta gente aumenta o preço de um produto por haver tensão em algum sítio do mundo? Ou há de facto batatada e os produtores de petróleo do médio oriente cortam o acesso ao resto do mundo e há uma escalada de preços, ou então não há razão nenhuma!
"Vamos aumentando o preço para o caso de haver batatada" - dizem eles. Estão a dizer-me que quando chegar essa altura, o preço já tá tão alto que não precisam de o aumentar escandalosamente? Bullshit...
Nunca os ouvimos dizer: "Vamos diminuindo o preço para o caso de toda a gente se dar bem no mundo!"

A segunda é "o petróleo vai acabar daqui por 50 anos". Era isto que eu ouvia quando era pequeno e sobre isto só tenho a acrescentar o seguinte vídeo:

Podem ver o programa completo aqui.

A terceira e quarta razões estão relacionadas e são inclusivamente contraditórias. Já ouvi dizer que o petróleo estava a aumentar de preço porque a economia global estava a acelerar e portanto havia mais procura, assim como ouvi dizer que a economia global estava a desacelerar, o que fazia com que a produção descesse e consequentemente os preços aumentavam (menos oferta).
Uma coisa eu sei: devem pagar bem a esta malta que arranja estas justificações (mas menos do que aos indivíduos da PJ que inventam o nome das operações policiais). Não é fácil convencer o mundo de que um preço tanto aumenta porque "A" e porque "não A".


Tenho sempre muito que dizer sobre os combustíveis, até porque são uma parcela muito significante do meu orçamento familiar. Mais tarde farei um novo post sobre os impostos aplicados pelo Governo, assim como algumas dicas e ferramentas para diminuir o consumo do maldito.

Deixo-vos uns links com dados que o PORDATA compilou e que servem para quantificar o consumo em Portugal:


2 comentários:

  1. Nem de propósito: o Governo francês resolveu reduzir impostos nos combustíveis!
    http://economico.sapo.pt/noticias/franca-reduz-impostos-nos-combustiveis-para-travar-precos_150500.html

    Parabéns Governo de Portugal!

    ResponderEliminar
  2. E lá vêm eles outra vez!
    http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2757785
    Agora é porque andam a diminuir os stocks... Mas isto faz algum sentido? Por que é que ninguém regula estas reduções se já sabem que vai fazer com que os preços subam em flecha?

    ResponderEliminar