Sabendo que os combustíveis constituem uma despesa significativa das famílias, eis que apresento 6 dicas para conseguir poupar algum dinheiro. Se o leitor for como eu e não quer abdicar do conforto do seu automóvel, leia os capítulos seguintes, caso contrário arranje um dos muitos meios de transporte alternativos.
1. Gasolineiras low-cost
Já perdi a conta ao número de discussões que tive (umas mais amigáveis que outras) sobre este tema. Está profundamente enraizada na sociedade portuguesa a ideia de que os combustíveis do Intermarché, Pingo Doce ou Jumbo são de qualidade inferior. Não é! A qualidade mínima dos combustíveis é determinada por lei, não havendo espaço para "maus" combustíveis. A velhinha história dos "aditivos" também não tem fundamento científico nenhum, uma vez que nunca foi apresentado qualquer estudo até à data. Aliás, se houvesse um método científico para comprovar que com a gasolina A é possível fazer mais 50% dos quilómetros do que com a gasolina B, este seria um trunfo brutal do departamento de marketing das grandes marcas.
Vejam o vídeo abaixo que explica melhor estas coisas:
2. Modo de condução
Uma vez que meço os meus consumos ao longo do tempo, consigo dizer-vos qual a minha taxa de poupança que é possível com a alteração do modo de condução: 9%. Contudo, a poupança varia consoante o tipo de carro e combustível, entre outros.
Há diversas maneiras de conseguir um consumo mais baixo, nomeadamente:
- Conduzir a velocidades mais baixas (sem empatar o trânsito, pois claro!). Desde que baixei a minha velocidade em vias rápidas e auto estradas para 100 km/h, que o consumo decresceu imenso.
- Arranques menos bruscos.
- Tentar prever como o trânsito e os semáforos se vão comportar. Normalmente os semáforos estão sincronizados uns com os outros, por isso é possível sabermos qual a velocidade necessária para passar a rua toda no verde. Outra coisa que se vê muito na estrada são aquelas pessoas que nos ultrapassam para depois pararem no semáforo vermelho logo à frente. Se tivermos a capacidade de o ver ao longe, escusamos de fazer estas figuras tristes.
- Nunca andar em "ponto-morto". Se estivermos com uma velocidade engatada em andamento, gastamos 0 litros, enquanto que se formos em ponto-morto gastamos o mesmo que em relanti. Já para não falar nos problemas de controlo do carro...
- Conduzir com os pneus na pressão certa.
3. Controlo de gastos mensais
Quem tem um computador de bordo no carro pode e deve acompanhar a evolução dos seus consumos ao longo do tempo. Quem não tem pode registar os seus consumos numa folha de excel ou numa app para o telemóvel (meu caso). A app tem a grande vantagem de se poder tratar os dados como que quiser, oferecendo perspectivas que um computador de bordo não dá.
Ter uma noção dos consumos, preço dos combustíveis e quilómetros percorridos permite estabelecer objectivos para o futuro. Quase automaticamente, vamos tentando gastar menos do que no depósito anterior.
Um dia destes apresento a que programei em Android para mim.
4. Partilhar o carro
Esta é muito simples: se na sua empresa tem colegas de trabalho que moram perto de si, proponha um sistema rotativo dos vossos carros. Mesmo que só haja uma pessoa com quem possa partilhar já vale a pena cortar a despesa em metade.
Existem ainda alternativas de carpooling na internet, mas nem todos estão dispostos a partilhar o carro com desconhecidos - http://www.carpool.com.pt/
5. Aproveitar promoções/descontos
Existem diversos tipos de descontos por parte das distribuidoras de combustíveis, que envolvem muitas vezes despesas noutros produtos. Se por acaso já é consumidor desses produtos então valerá bastante a pena aproveitar as campanhas. Seguem-se alguns exemplos duma lista que provavelmente ascenderá a algumas dezenas:
- Galp/Sonae (Continente)
- Pingo Doce/BP
- ACP/BP
- Repsol/Montepio
- Cepsa/BriCor
6. Calcular percursos antecipadamente e optimizá-los
Obter o percurso óptimo entre o ponto A e o ponto B nem sempre é fácil. A internet e os GPSs facilitaram imenso esta tarefa, pelo que devem usar estas ferramentas sempre que possível.
Se o percurso é repetitivo podem fazer optimizações tais como conhecer alternativas aos vários segmentos do percurso. Se de repente uma estrada está em obras ou se sabem que a uma determinada hora há lá muito trânsito, devem saber como se desviar da maneira mais optimizada possível. Para ficarem a conhecer os atalhos, nada como perguntar aos vossos colegas. Há alguns que nunca na vida os iria conhecer se não fossem eles.
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