terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pingo Doce - uma marca que faz Portugal falar

Não podia deixar de comentar sobre o caso mais recente do Pingo Doce - o uso do multibanco passa a ser apenas para compras acima de 20€ (ver artigo do DinheiroVivo). Para o bem ou para o mal, esta empresa é capaz de colocar o país a falar sobre um determinado assunto. Não há muitas assim em Portugal.

Só para recordar duas polémicas recentes:
  • A mudança de sede para a Holanda (artigo do Correio da Manhã) - teve o mérito de provocar uma discussão tal que se ficou a saber que 18 das então 20 empresas cotadas na bolsa portuguesa também já tinham mudado as suas sedes para o estrangeiro.
(acho sempre piada a esta foto :P)
  • 50% de desconto no 1º de Maio - esta foi a melhor de todas, porque despoletou um debate intenso sobre o direito dos trabalhadores (por ser 1 de Maio) e sobre o desespero de muitos portugueses (por terem andado ao murro por produtos com desconto - um ambiente muito bem descrito pelo Ricardo Araújo Pereira)

Voltando ao assunto principal, o Pingo Doce fez lembrar mais um bom assunto, que tem a haver com duas coisas que funcionam muito bem em Portugal: concorrência e a banca (pelo menos no entender dos próprios funciona bem). A primeira porque nos informou que a Unicre é dona e senhora de todo o ecossistema de terminais de pagamento automático: 1-0 para a Autoridade da Concorrência; a segunda porque a banca prefere perder vários milhões de euros e entalar os consumidores, do que perder só alguns milhões e deixar o consumidor em paz.
Não quero agoirar, mas parece-me que é uma jogada negocial do Pingo Doce, para que haja uma baixa generalizada das comissões para a banca. Entretanto, toca a guardar os cartões em casa...




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