sábado, 11 de maio de 2013

Crescimento do PIB no mundo

Segundo este artigo as previsões de crescimento para o mundo são as do gráfico abaixo. A Europa deve estar super orgulhosa neste momento, pois é que contribui com mais países em recessão. Aliás, tem quase o exclusivo!

Como é de esperar, são os países menos desenvolvidos que mais vão crescer. Na minha opinião, esta deslocalização do crescimento advém da globalização da economia e entrada de mais países na Organização Mundial do Comércio. De um momento para o outro, os países que eram desenvolvidos descobriram que podem afinal baixar brutalmente os custos da sua produção se a deslocalizarem para países onde há pessoas a ganhar 30€/mês. Com isto, têm provocado um desemprego galopante no ocidente, mas por outro lado uma taxa altíssima de empregabilidade no oriente. Ora, as pessoas que antigamente compravam os produtos - os do ocidente - deixaram de o poder fazer, mas o grande problema é que as economias que agora estão a crescer imenso não nos estão a comprar na mesma proporção.

Enquanto houverem países cuja mão-de-obra é praticamente escrava, o modelo actual da economia levará inevitavelmente à nivelação por baixo. Seria óptimo que a China, a Índia e o Bangladesh subissem os salários dos trabalhadores na proporção do seu crescimento, pois permitiria aos europeus e americanos escoar muito mais produção do que actualmente. As trocas comerciais seriam, neste cenário, muito vantajosas para as duas partes e viveríamos todos um pouco melhor. O que tem acontecido é um aumento de multi-milionários nestes países do oriente que, naturalmente, não estão a distribuir os proveitos com mais justiça.


Sem comentários:

Enviar um comentário