Este foi um dos bancos resgatados na Irlanda. A notícia que comento hoje aqui dá-me vómitos e representa bem a banca tal como ela é hoje. O jornal Independent revelou algumas gravações de telefonemas entre banqueiros do Anglo Irish Bank, onde se brinca e goza com o dinheiro dos contribuintes para salvar o seu banco.
Falam que vão pedir ao governo um número mais ou menos aleatório de euros - 7 mil milhões - sabendo que vão precisar de muito mais. Mais à frente pediriam discretamente o resto, para que os contribuintes irlandeses não se apercebessem do montante total da factura. Recordo que a ajuda até à data a este banco já vai em 30 mil milhões de euros.
Falam que os contribuintes nunca vão voltar a ver o seu dinheiro de volta (o do bail-out) e se querem ver os seus depósitos protegidos, devem continuar a sustentar o banco.
As gravações têm provocado onde de contestação e de nojo absoluto por estes banqueiros, mas receio que por lá a justiça funcione da mesma maneira que a portuguesa. É incrível ouvir estas gravações e aceitar todas as baboseiras que os políticos lhes andaram a dizer (vivemos acima das possibilidades, etc).
Estamos entregues ao bichos e estes são bichos bastantes maus...
Sem comentários:
Enviar um comentário