sexta-feira, 26 de julho de 2013

Baixar o IRC

Concordo com a descida do IRC, mas concordo mais com uma descida generalizada dos impostos, mesmo que mais suave. A proposta que está em cima da mesa é reduzir a taxa do actual máximo de 31,5% para 19% até 2018.

À semelhança da medida da TSU em Setembro do ano passado, esta é também uma medida muito marcada ideologicamente. Uma vez mais o argumento é o de que se fizermos a vida fácil às empresas (e terrível aos trabalhadores), estas vão criar mais emprego. Até pode ter alguma ponta de verdade, mas o certo é que eu posso fazer uma proposta igualmente criadora de emprego: baixar o IRS para que a população tenha dinheiro para comprar mais produtos, que por sua vez precisam de mais trabalhadores para os produzir.

Normalmente há alternativas como a que descrevi acima e é aqui que se vê a ideologia de cada governo. Para desgraça da maioria dos portugueses, as elites que nos governam (troika incluída) são claramente viradas à direita. Talvez as mais à direita que Portugal e a Europa tiveram desde que há democracia, o que é desesperante.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Novos ministros, mesma política

A imprensa portuguesa não tem emenda. Passam os dias a dar perspectivas ultra negativas sobre o rumo económico e político do país, mas quando chega uma remodelação tudo muda. Os telejornais e comentadores esgotam-se em elogios aos novos elementos, dizendo que eram contra a austeridade, que queriam baixar impostos à classe média e por aí fora. É sempre tudo muito bonito quando eles entram, mas o pior é o que eles fazem quando estão no governo.

Rui Machete é um ex-funcionário da SLN e portanto está ligado ao caso BPN. Não espero nada de bom de um indivíduo como este.

Pires de Lima é um político nato. Diz que quer baixar o IRS, o IRC, aumentar o salário mínimo e mais não sei o quê. Sendo político do CDS, tudo o que ele diz agora é "irrevogável"...

Jorge Moreira da Silva é um jotinha e portanto tudo o que posso esperar dele é zero.

Note-se que o CDS é agora detentor das principais pastas do Governo, com excepção das Finanças. Não há possibilidade de jogar ao polícia bom/polícia mau depois disto. Toda a desgraça que vai acontecer será também culpa do CDS (já era até aqui...). Além disso é um partido com 11% ou 12% dos votos que vai representar Portugal. A nossa democracia está uma maravilha!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Economia paralela na Europa

O gráfico abaixo mostra a percentagem da economia paralela em relação à economia dita "real".


sábado, 20 de julho de 2013

Empatia por outros países europeus

A imagem abaixo representa uma sondagem feita no Reddit, pelo que pode não ter colagem nenhuma à realidade. No entanto, não deixa de ser interessante o resultado.



sábado, 13 de julho de 2013

Subsídio para cortar o cabelo

Esta semana ficamos a saber que os sindicatos da Carris tentaram negociar um subsídio para cortar o cabelo no valor de 12€ por mês. Esta atitude não cai nada bem num momento como este e só descredibiliza o sindicalismo. É este extremismo que pode colocar a opinião pública contra os sindicatos e o governo aproveitar esse facto para cortar direitos, esses sim, legítimos.

Este subsídio é tão absurdo que até há casos práticos por discutir:

  1. Um motorista careca deve ou não receber este subsídio?
  2. Uma senhora gasta bem mais do que 12€/mês no cabeleireiro. Não é injusto em relação aos homens?
  3. Vão distribuir o dinheiro num cartão estilo "A la card" para que os motoristas só o possam utilizar nos barbeiros?
Tirassem estes fanatismos dos sindicatos e provavelmente teriam mais sócios, ao contrário do que acontece actualmente.

Variação da percepção da corrupção

Podemos estar descansados: Portugal não é o único país corrupto...
Com este gráfico assustador arrisco dizer que a "economia" da corrupção movimenta mais dinheiro que a economia normal.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

sábado, 6 de julho de 2013

SWAPS em detalhe

Por esta altura a maioria das pessoas já deve saber o que significam os SWAPS, mas não há uma visão detalhada sobre cada contrato. Pois houve alguém que resolveu compilar a informação que tem sido apresentada pela investigação da imprensa, nomeadamente do Expresso.

Neste documento, que é colaborativo, conseguimos perceber que empresas fizeram contratos deste tipo, quais os mais tóxicos e os mais lucrativos, quais os bancos envolvidos, quem foram as pessoas que os assinaram e a sua ligação aos partidos políticos.

Só os metros do Porto e Lisboa combinados representam cerca de 80% de todo o prejuízo com este tipo de contratos. É francamente muito e espero que existam consequências severas para os que estiveram envolvidos nisto (embora não tenha muita esperança).

terça-feira, 2 de julho de 2013

Segundo resgate?

Ainda nem tinha tido oportunidade de falar sobre a demissão de Vítor Gaspar e agora demite-se Paulo Portas. O primeiro saiu zangado com o segundo e o segundo saiu zangado por ser substituído por outro igual ao primeiro. Espero terminar este post antes que mais alguém se demita.

Politicamente, Paulo Portas saiu na altura ideal com a desculpa ideal. Qualquer um compreende as suas motivações e por isso acabará por sair pela porta da frente, mesmo participando em todas as más medidas deste governo.

É de realçar que este é um governo que tinha uma maioria parlamentar, um presidente da república que o apoiava e uma troika que fazia pressão para se manter unido. Nem assim! As demissões ocorrem por razões estritamente políticas (Gaspar não estava a conseguir levar avante o seu plano e Portas estava a ficar cada vez pior na fotografia) e por isso não creio que as greves ou os sindicatos terão influenciado muito estas decisões.

Pedro Passos Coelho "vai falar ao país" às 20h, sendo que quando ouço esta expressão é sempre para dar péssimas notícias. Creio que há uma forte possibilidade de precipitar eleições antecipadas, o que nos deixará muitíssimo perto do segundo resgate. Para os líderes europeus isto é uma bofetada na cara, mas para os portugueses vai ser um novo período de terror social.

A ver vamos onde vai parar este país e esta Europa...